Arte Impressa

A Cerâmica em Grandes Obras

Presente em quase todas as civilizações da antiguidade, o surgimento das primeiras peças em cerâmica se funde à evolução humana enquanto sociedade, atuando como um registro da história e cultura de diferentes povos. Toda esta história é retratada no livro “A Cerâmica em Grandes Obras”, lançado pela Editora VJ. Escrito pelo jornalista Vitório Júnior, o livro discorre sobre a importância da cerâmica na história da humanidade e da arquitetura, em uma proposta de desvendar com profundidade as múltiplas possibilidades de criação e de desenvolvimento da matéria-prima.

Heep: um arquiteto moderno

 

A Editora Monolito lançou recentemente o livro “Heep: um arquiteto moderno”, de Marcelo Barbosa. Com muitas informações inéditas, a publicação destaca os principais projetos de Heep, fotografados por Ana Mello, e acrescenta informações biográficas, analisando as diversas interlocuções na obra do arquiteto e sua relação com a cidade, assim como a transposição cultural, onde um conjunto de princípios culturais de seu ambiente de origem, a Alemanha da década de 1920 e a França da década de 1930, terão vários ajustes para seu entrosamento no ambiente cultural do Brasil.

 

A História da Arquitetura Mundial

 Livro de história da arquitetura mais completo publicado em língua portuguesa, pois inclui capítulos especialmente dedicados à arquitetura da América Pré-Colombiana, dos países islâmicos, da Índia, Rússia, China, do Japão e do Extremo Oriente. Os autores apresentam um texto em linguagem clara e agradável, e exploram os atributos essenciais da arquitetura – estabilidade, funcionalidade e beleza –, além de discutir a arquitetura em seus vários aspectos (artístico, social, econômico, etc.). Esta bela obra é ilustrada com desenhos e mais de 550 fotografias.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>
*
*