CASACOR São Paulo 2018

CASACOR São Paulo destaca tendências, sustentabilidade e gastronomia. O evento que segue até 29 de julho, apresenta 82 ambientes em 17 mil m². A edição evidencia a harmonia com a natureza, a convivência e a confraternização, num estilo de vida rodeado de verde e de memórias afetivas.

SALA ÍNTIMA TOKI

CRÉDITO: Denílson Machado

Como você imagina e concretiza o tempo? Neste espaço, a arquiteta de Santa Catarina, Juliana Pippi traz a sua concepção de passado, presente e futuro, em uma atmosfera aconchegante, onde o azul é marcante e suave. O destaque fica por conta do mobiliário criado especialmente para o ambiente: a luminária Passarinho, da designer Ana Neute, que percorre quase todo o teto, o tapete de tear, desenhado pela arquiteta, além do Slow Design presente no delicado trabalho de Inês Schertel. Tudo em uma metamorfose de formas e volumes.

LOFT

Crédito: Evelyn Müller

Para o ambiente de estreia em CASACOR SP, o arquiteto catarinense Marcelo Salum escolheu um lof. Em sua sutil homenagem à cidade que recebe e acolhe tantos brasileiros, Salum pensou em um espaço multiuso, que aproveita a arquitetura da área. Assim, uma enorme escada, já existente, sugere a entrada de um banheiro, onde o artista plástico Juliano Aguiar criou uma instalação composta por relicários de objetos pessoais e telas dos personagens que habitam o espaço. No outro ambiente, uma sala de estar com um canto verde e duas camas de solteiro.

LE RIAD BONTEMPO

Crédito: Marco Antônio

É quase uma miragem. É preciso respirar bem fundo antes de adentrar os domínios do espaço que Roberto Migotto, em parceria com a Bontempo, criou para a 32ª edição da CASACOR São Paulo. Riad é um tipo de construção originária do Marrocos cuja principal característica é ser voltada para um jardim interno, que funciona como um pátio. Le Riad Bontempo é uma releitura contemporânea dessa arquitetura: o ambiente é formado por uma casa de 400 m² e um jardim de 200 m². Nela, a interação acontece tanto com a natureza quanto com a rica cultura marroquina.

CASA DEZESSEIS

A partir de uma visão contemporânea do morar, sem barreiras ou divisórias, Moacir Schmitt Jr. e Salvio Moraes Jr. do Studio CASAdesign, localizado em Santa Catarina, projetam uma residência completa de 160m², com sala de estar, jantar, cozinha, dormitório, banheiro e área externa, formando a CASA DEZESSEIS. Funcional e personalizado, os ambientes são regados a luz e ventilação naturais e trazem um morar repleto de simbolismo à CASACOR São Paulo 2018.

CASA COSENTINO

Inspirada na contemplação dos quatro elementos da natureza – água, terra, fogo e ar -, a arquiteta Débora Aguiar projetou uma casa urbana que tem como proposta levar a natureza de fora para dentro dos espaços. “Toda a circulação e a integração dos espaços estão voltadas para o jardim central. Essa transparência junto à natureza é o que busco em meus projetos para trazer aconchego e bem-estar”, diz a arquiteta.

CASA DO RELÓGIO

Nessa casa contemporânea de 283m², com assinatura de Dado Castello Branco e inspirada em townhouses de Amsterdam e Londres, a madeira e o concreto se destacam. Uma casa prática, acolhedora, para pessoas que gostam de arte, culinária, vinho e de integração com o verde. A estrutura oferece aberturas para a natureza, ambientes integrados e multifuncionais. Dentre os destaques, estão o piso de madeira certificada e automação em toda a casa – iluminação e som.

CASA DO ESCRITOR

Pensada para ser sustentável e inspirada por projetos como a Glass House de Philip Johnson, a morada de 70 m² assinada por Jóia Bergamo, tem tecnologias que aumentam a eficiência energética e reduzem o impacto ambiental. A casa é marcada pelo uso de vidro nos fechamentos e pelo Steel Frame – sistema construtivo feito com perfis de aço galvanizado e placas cimentícias que proporcionam uma obra rápida e limpa, e que dispensa o uso de tijolos e cimento.

CASA TERRA

A designer de interiores Paola Ribeiro assina a Casa Terra, luxuoso espaço de 160 m² distribuídos em cozinha gourmet, living, jantar e terraço com jardim. Criado para ser um anexo da casa, um espaço de convivência que reúne toda família e onde os visitantes são recebidos por uma incrível vista do verde, remetendo-os ao acolhimento e tranquilidade do campo. O paisagismo assinado pelo renomado Alex Hanazaki estará presente com suas perfeitas criações que aliam harmonia e bom gosto incontestável.

CASA ESSENCIAL

A obra clean e pessoal do arquiteto paulista Gustavo Martins traz um ambiente pensado para um colecionador e nele cabem duas paixões: a arte e o design. Com estilo sóbrio e elegante e materiais nobres, o espaço se evidencia com personalidade e bom gosto. O verde entra na composição num jardim vertical e a iluminação é suave o suficiente para transmitir o clima sofisticado de paz e relaxamento.

LOUNGE SENSAÇÕES

Com 92 m², este ambiente, assinado por Gustavo Paschoalim, foi inspirado nos lofts americanos do Brooklin e Chelsea e conta com uma cozinha gourmet integrada ao amplo living. A combinação eclética de elementos rústicos, mobiliário contemporâneo e objetos dos séculos 18 e 19 compõe uma atmosfera despojada, aconchegante e masculina, com toques industriais. Pashcoalim incluiu ainda um piso de demolição de bambu e tijolos ingleses para reforçar o estilo do espaço.

CASA DA ÁRVORE RENAULT

A presença majestosa de uma árvore flamboyant no espaço designado ao ambiente do escritório Suíte Arquitetos foi determinante para a criação da casa, que inclui jardim nos seus 300 m². “Decidimos levar as referências da natureza para as áreas internas. Por isso, usamos diversos tons terrosos nos revestimentos e nos móveis”, conta a arquiteta Daniela Frugiuele, que assina o projeto com Filipe Troncon e Carolina Mauro.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*