Coluna Arquitetando

Sem dúvida alguma a edição CASACOR Santa Catarina 2018, ficará marcada para sempre na mente dos apaixonados por arquitetura e decoração. A primeira edição no município de Itapema criou uma certa desconfiança daqueles que não acreditavam no potencial do local, o antigo e tradicional Hotel Plaza Itapema. Elogiada por especialistas e aprovada pelo público, o local virou literalmente uma vitrine de bom gosto e um celeiro de novos talentos. Nomes novos se juntaram a experientes profissionais que criaram uma bela mostra. Um dos destaques da edição foi a presença maciça de arte e cultura, espalhada por toda mostra, tudo isso provado e aprovado pelo olhar especializado do marchand e curador de arte gaúcho, Cézar Prestes. A seguir um pouco da arte que foi protagonista na mostra.

Naïve

O arquiteto Athos Peruzollo foi buscar nas obras do aclamado fotógrafo Gabriel Wickbold a expressão maior para o seu projeto na CasaCor, o “Loft do Arquiteto”, um espaço pensado para um globetrotter. A série de fotografias que faz parte da coleção Naïve, registradas e manipuladas pelo artista paulistano, ocupam o espaço projetado pelo arquiteto. No living, as imagens, com proporções consideráveis (112 x 112 cm), ficam posicionadas ao centro da parede tomada por espécies nativas – o que causa um efeito de instalação ao conjunto.

Pop Art

O artista plástico Marcelo Urizar, surpreendeu as criadoras do “The Pub: do Jazz ao RocK” – Juliane Gasparin, Mariana Marchiori e Tatyana Müller – que convidaram o artista para ilustrar o espaço que elas criaram para a Mostra. Urizar criou com renda solta e caneta pôsteres de 50×70 cm e 80x60cm que retratam ícones como Nina Simone, David Bowie e Amy Winehouse.

CRÉDITO: Rudi Razador

Arte interativa

A designer de interiores Juci Perazza assina o projeto dos lavabos funcionais da mostra. O ambiente traz uma arte interativa, onde o visitante pode fazer parte da obra, através da interação.  Em associação à artista plástica catarinense Danielle Prandi, a profissional criou uma tela sobre uma chapa de garrafas pets recicláveis, são assas de anjos, na instalação artística que virou um pit stop obrigatório daqueles que amam postar uma foto no instagram.

CRÉDITO:  Lio Simas

 

Artista múltiplo

Arte pensada e planejada para integrar o ambiente. Esta é a proposta do artista plástico Paulo Ricardo Campos, radicado em Florianópolis e dono da Arteria Estúdio. Algumas obras criadas pelo artista compõem dois ambientes da mostra em Itapema: o Restaurante Mood, criado pela dupla Leandro Sumar e Fábio Vitorino, em parceria com Diogo Lemos, além do espaço Home Fragrances desenvolvido pela designer de interiores Laura Gransotto. As cinco telas pintadas a óleo, com motivos náuticos compõem as obras do artista na loja de fragrâncias. Já no restaurante o artista mostra seu talento múltiplo através de duas paredes recheadas com obras feitas pelo talentoso artista, que usou várias técnicas que ele domina, entre elas óleo sobre tela, gravura, impressão fine art e fotografia.

CRÉDITO:  Lio Simas

Click´s

O ” Lobby Costa Esmeralda “, assinado por Lili Golunski, Georgea Golunski e Natalie Cruz, traz um ambiente recheado de imagens impactantes da fotógrafa Marina Klink, casada com o mundialmente famoso navegador Amir Klink e cujas viagens ao lado dele foram documentadas através de fotografias.  Seu trabalho ganhou espaço em importantes galerias nacionais e internacionais e hoje representam um olhar significativo sobre as riquezas naturais da Terra. As fotografias também se transformaram em dois livros, “Antártica – A Última Fronteira” e “Olhar Nômade” esse último presente como manifestação de arte no prestigiado Lobby do hotel.

CRÉDITO:  Lio Simas

Conceito Arte

O Pavilhão 1929 Barcelona Mies Van der Rohe entrou para a história com linhas simples, ortogonais e elegantes. Essa é a inspiração da dupla de profissionais Ana Lins e André Bettinelli, que criaram o ambiente “Galeria de Arte”. O local aposta em materiais naturais para acolher as obras, que vão desde telas a esculturas de renomados artistas nacionais. Um espaço onde a arte é a protagonista do projeto.

CRÉDITO:  Lio Simas

 Por Alex Ferrer

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*