Dedicação e trabalho como ingredientes de sucesso

Conheça a história de Andreza Michelon, a franqueada da Bontempo Florianópolis. Com 16 anos à frente do negócio, ela conduziu um trabalho que consolida a presença da marca na capital catarinense.

Como se constrói a trajetória de uma empresária que, atualmente, é a mais antiga à frente de uma loja de móveis planejados, da mesma marca, na capital catarinense? Na visão da própria Andreza Michelon, franqueada da Bontempo Florianópolis desde 2002, há uma boa dose de tradição familiar contribuindo para a bem-sucedida trajetória.  

O estímulo do pai, que foi empresário do segmento de transportes, teve papel fundamental em potencializar a visão empreendedora. De outro lado, a família materna traz a herança de 70 anos de história da Saccaro, com soluções em móveis soltos de design exclusivo. E desse mix também faz parte a proximidade com a marca Bontempo, surgida na terra natal de Andreza, a pequena e desenvolvida São Marcos, na serra gaúcha. A cidade tem na empresa uma grande referência e motor econômico.

Ter o próprio negócio sempre esteve em foco

O trabalho passou a fazer parte da rotina da empresária muito cedo. Aos 13 anos, ela já atuava na empresa do pai, paralelamente dedicando-se aos estudos. Com o final da graduação em Comunicação Social, passou a integrar a equipe de marketing do shopping Iguatemi de Caxias do Sul. “Ali vivi uma experiência altamente agregadora e que me trouxe muitas ferramentas que aplico, hoje em dia, como gestora”, pondera Andreza.

Foi um caminho profissional sempre direcionado pelo objetivo de investir no próprio negócio. E a oportunidade surgiu aos 25 anos e não poderia ser mais interessante. A proposta era assumir a franquia de Florianópolis da Bontempo, uma marca que já contava com a admiração e o carinho da empresária. Foi definitivamente um salto que a direcionou para o empreendedorismo e a fez encarar a aventura e os desafios de uma nova vida, na capital catarinense.

“Depois de um processo seletivo de dois meses, veio o convite. Lembro bem do dia que assinei o contrato, com os joelhos tremendo. Era natural um certo temor em deixar a família e o namorado e viver numa cidade na qual eu não conhecia ninguém. Mas o medo nunca me impediu de fazer nada. Penso que ele é a medida da cautela, do cuidado. Nunca um agente paralisador”, conta a empreendedora.

O desafio de renovar

Nessa altura, a franquia de Florianópolis já contava 6 anos de atividade e, apesar de se considerar pouco conhecedora do segmento mobiliário, Andreza tinha, a seu favor, a solidez de uma rede de franquias altamente reconhecida no mercado e uma imensa disposição em aprender e acertar. A loja ficava na Avenida Rio Branco, na época um tradicional endereço para essa área de atuação, com marcas que já nem existem mais.

“Assumi uma carteira de clientes ativos e um negócio em andamento. Mas, aos poucos, fui estudando, aprendendo e imprimindo meu toque pessoal, dentro dos padrões da franquia. Desde então, foram 7 mudanças de showroom e 3 endereços, posicionando, cada vez melhor, a marca na cidade. Sempre acreditei, confiei e respeitei o trabalho de arquitetos, designers e decoradores, por isso, também temos a tradição de trabalhar muito próximo deles”, complementa a franqueada.

Cada passo teve sua importância. No início, Andreza encarava todas as atividades, do comercial à logística e pós-venda, o que faz com que ela compreenda e saiba gerir com maestria cada área e processo hoje bem formatados. Com o segundo endereço, na rua Altamiro Guimarães, veio o momento de trazer o negócio para o coração da ilha, com alinhamento de processos, criação de fluxogramas de trabalho e aprimoramento do pós-venda.

Um trabalho coroado, em 2016, com a mudança mais significativa, a inauguração da atual loja, na galeria do Koerich Beiramar Office. A franquia estava consolidada e a marca ganhava expressão no mercado nacional, mas o cenário era de crise econômica. Mais uma vez, foi preciso encarar qualquer insegurança e tomar um passo importante. A decisão não poderia ter sido mais acertada, com ampliação de visibilidade, expansão dos serviços de pós-venda e uma estrutura de trabalho muito melhor para a equipe.

A família como elemento de sucesso

Mas toda essa trajetória não seria de realização sem a felicidade de compartilhar o sucesso profissional com a família. O marido, Pedro Couto Júnior, além de um grande incentivador, hoje gerencia toda a área administrativa da franquia. Em 2010, eles tiveram o primeiro filho, Rafael, uma felicidade que ganhou dose dupla com a recente chegada da pequena Laura.

Andreza considera desafiador conciliar os muitos papéis que ela e muitas mulheres desempenham diariamente, como mães, esposas, profissionais, e tudo mais, mas também não se imagina sem trabalhar. “Me orgulho muito da história que construí e agradeço pelas oportunidades e pessoas maravilhosas que encontrei nesse caminho. Formei uma equipe incrível, inclusive com pessoas que me acompanham desde sempre”, avalia.

Sobre os aprendizados dessa trajetória de empreendedorismo, ela cita, em primeiro lugar, a importância de fazer algo que se ama, que faz brilhar o olho, sem priorizar estabilidade, ou o que está em alta. Outro ponto fundamental foi o entendimento de que produzir móveis é um trabalho em que é preciso ter competência, dedicação e compromisso com a realização dos sonhos de morar dos clientes. Por fim, Andreza garante que é fundamental priorizar as pessoas e trabalhar com gente que inspira admiração e confiança. A equipe, na visão da empresária, é o que aglutina e traz força aos negócios, garantindo o sucesso.

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