O FUTURO CHEGOU

Descubra as inovações que a automação pode oferecer para o dia a dia da sua casa ou condomínio.

– SoundBar Focal Dimension; – SubWoofer Focal Air; – 04 Caixas Acústicas In-Ceilling – Absolute Acoustics LCR8i; – Televisor do Home Theater Samsung 75’’; – Automação e Controle do Ar Condicionado Cassete Round Flow Daikin – Sistema VRF; – Controle por voz (Amazon Alexa Echo Show); – Televisor da Cozinha 42’’ Samsung; – 01 Câmera Intelbrás. – Automação da Iluminação – Absolute Controls; – Automação dos Motores de Persianas – Absolute Controls.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com o tempo tudo evolui, e isso inclui o lugar onde moramos. Já parou para pensar como a tecnologia vem ganhando todas as nossas atenções? Na verdade, muito mais do que isso, ela vem se tornando uma extensão de nossas vidas. Fazendo com que, até mesmo, a ideia de casa que hoje conhecemos, aos poucos dê lugar a novos conceitos. E este é um mercado em constante desenvolvimento, segundo pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Automação Residencial (Aureside), foi projetado um crescimento anual de 11,36% entre 2014 e 2020. Claro que ainda existe um grande potencial para ser explorado em todo o Brasil, mas, atualmente, arquitetos e engenheiros já estão desenvolvendo seus projetos voltados para essas exigências em parceria com empresas como a B.One, uma das maiores especialistas em Santa Catarina quando o assunto é a automação.

Mas, você deve estar se perguntando de que maneira toda esta tecnologia envolvente pode nos favorecer dentro de casa? Para obtermos esta resposta e entendermos mais sobre este fascinante universo tecnológico, entrevistamos Rafael Rhoden e Silvia Amaral, diretores da B.One.

 

 

 

 

 

 

 

Dentro de casa

É quase que incontável todas as possibilidades que a automação residencial pode oferecer para o bem-estar, a qualidade de vida e a segurança. E tudo isso, com apenas um toque no celular ou tablet. Sim, isso mesmo, a comodidade é outro grande benefício que a automação reserva para seus usuários. Além do que, permite que você esteja em contato com sua casa, mesmo que do outro lado do mundo. Basta que seu dispositivo móvel  (smartphone, iPad, etc) tenha acesso à internet. De acordo com Rafael, quase todos os novos equipamentos eletrônicos de áudio e vídeo ou que tenha algum tipo de motorização  é possível integrar com o sistema de automação.

 

 

 

 

 

 

 

Com isso, vem a pergunta. Que tal acordar pela manhã com as cortinas automaticamente abrindo no horário que programou e com o som tocando a aquela música que te deixa mais motivado para começar o dia? Ou então, direto do trabalho poder programar sua banheira, para que assim que chegue em casa possa relaxar de um dia bem agitado? Esses são uns dos muitos recursos que a automação pode oferecer. Outros bons exemplos de uso desta tecnologia, encontramos no apartamento do empresário e diretor da Embraed, Diego Rosa. Fã da automação residencial, o empresário optou por vários recursos que ajudam a otimizar o seu dia a dia, e a banheira e as cortinas são uns deles. Além disso, para cada área deste imóvel está disponível programações de cenas diferentes independentes, e tudo feito seja por um comando de voz para a Alexa – uma assistente virtual inteligente ou escolhendo as opções pelo tablet (dispostos na parede) ou celular. Nestas cenas, no caso do apartamento do Diego, estão integrados os subsistemas de iluminação, áudio/vídeo, câmeras de segurança, motorização de persianas, controle do spa/banheira e sistema de ar-condicionado.

 

 

 

 

 

 

 

 

De acordo com Silvia, outras duas vantagens do sistema instalado na residência do Diego, está na parte que em nada afeta na decoração e na rotina da casa quando necessária alguma manutenção no sistema, por exemplo. Pelo contrário, a automação residencial contribui para eliminar a quantidade de equipamentos e cabos aparentes, o que deixa a casa muito mais clean e com possibilidades ainda mais interessantes para o décor. E como a central do sistema – denominada Rack de Automação, fica geralmente localizada em um ponto estratégico – chamado de área técnica, é possível geral mais privacidade para casa, pois o técnico não precisa transitar pelos ambientes para realizar as intervenções quando necessárias.

– SoundBar Focal Dimension; – SubWoofer Focal Air; – 02 Caixas Acústicas In-Ceilling – Absolute Acoustics HDA6i; – Televisor Samsung 75’’; – Automação e Controle do Ar Condicionado Cassete Round Flow Daikin – Sistema VRF; – Controle por voz (Amazon Alexa Echo Dot 2); – Automação da Iluminação – Absolute Controls; – Automação dos Motores de Persianas – Absolute Controls.

– Banheira/Spa Automatizada – PrettyJet – 02 Caixas Acústicas In-Ceilling – Absolute Acoustics HDA6i; – Televisor Samsung 42’’; – Automação da Iluminação – Absolute Controls; – Automação dos Motores de Persianas – Absolute Controls.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

SEGURANÇA

O investimento em automação também é percebido quando olhamos para o aumento de segurança que ele propicia com o uso de câmeras de monitoramento. Com a instalação dos equipamentos é possível acompanhar pelo celular o que está acontecendo em sua casa e, caso seja necessário, com apenas um comando é possível resolver. Tudo está acontecendo em tempo real. O Sistema permite, por exemplo, que acompanhe o que as crianças estão fazendo, se alguma luz ficou acesa você possa desliga-la ou se as janelas ficaram abertas e vai chover, possa fecha-las. Segurança e praticidade são alguns dos pontos altos da automação.  

– Televisor 42’’ Samsung; – Automação da Iluminação – Absolute Controls; – Automação dos Motores de Persianas – Absolute Controls. – Automação e Controle Ar Condicionado Hi-Wall Daikin – Sistema VRF;

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ECONOMIA

A economia é outra grande vantagem desta tecnologia. Para evitar o desperdício, existem programações baseadas em sensores, que trabalham com o sistema de iluminação e persianas para utilizar o mínimo possível de luz artificial durante o dia, e na medida em que o sol vai se pondo, a dimerização das lâmpadas é feita de maneira gradual, gerando conforto e economia no bolso. Além disso, com o feedback das notificações, ao detectar que algo está ligado e sem utilização, os equipamentos poder ser desligados a distância.

– Televisor 55’’Samsung ; – Matriz de Vídeo de 08 Zonas – Absolute Acoustics UM-88; – Amplificador MultiRoom 04 Zonas – Absolute Acoustics Nexos 4; – Amplificador Stereo 08 Canais (125W / Por Canal) – Lexicon DD-8 – Automação da Iluminação – Absolute Controls; – Automação dos Motores de Persianas – Absolute Controls; – Controladora de Ar Condicionado Central CoolMaster NET – Cool Automation – Condicionador de Energia Engeblu – IT3300; – Automação e Controle Ar Condicionado Hi-Wall Daikin – Sistema VRF;

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

VANTAGENS

E os benefícios das casas inteligentes não param por aí. Como o Rafael mencionou, estando todos os equipamentos da residência integrados ao sistema de automação residencial, é possível com apenas um comando de voz, ao sair, desligar os equipamentos eletrônicos e verificar se todos os motores estão devidamente recolhidos. Outro ponto alto da utilização destas novas tecnologias é a simplificação do uso, fazendo com que não seja mais preciso utilizar cinco ou seis controles remotos para utilizar seu Home Theater. São infinitas as possibilidades. É a tecnologia trabalhando para levar comodidade, segurança e bem-estar às pessoas. 

– Automação e Controle da Iluminação de todo o edifício; – Automação e Controle de todo o som ambiente do edifício; – Automação e Controle de todos as unidades de ar condicionado do edifício; – -Automação e Controle de todos os equipamentos de áudio&vídeo (televisores, chromecasts, blu-rays); – Automação e Controle da bomba da caixa d’água e cisterna (feedback do volume de água em cada uma delas); – Visualização de todas as câmeras de monitoramento do edifício; – Software para Windows para visualização da interface de controle – RTI Panel

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

E como esta tecnologia pode favorecer os condomínios?

Os novos empreendimentos da construção civil, assim como todos os demais setores, recebem cada dia mais a influência da tecnologia. Hoje até mesmo as áreas sociais de alguns empreendimentos modernos e sofisticados, como o Acqualina Residence, da Embraed, localizado em Balneário Camboriú, usam desta tecnologia para fornecer a melhor experiência possível aos seus condôminos, além de segurança e economia.

– 01 ThermoPad; – 01 TV Samsung; – Automação e Controle do Ar Condicionado; – Automação e Controle da Iluminação – Absolute Controls.

Todas as áreas comuns deste empreendimento contam com a automação. Para se ter uma ideia, da portaria se tem um controle geral sobre o que está acontecendo em todo o edifício. Com o sistema que a Embraed optou, é possível monitorar a segurança por meio das câmeras, a iluminação, o áudio e vídeo e a climatização, como também os motores das piscinas e sensores de cisterna e caixa d’água que permitem acompanhar o nível de água para que não falte. Até mesmo quando um morador sai de uma das áreas comuns e esquece a luz acesa, por exemplo, automaticamente aparece no sistema e, dali mesmo da portaria, poderá ser resolvido.

– Tela TouchScreen RTI KX2; – 01 TV Samsung; – Som Ambiente – 04 Caixas In-Ceilling JBL CI6S; – 01 Google Chromecast; – Automação e Controle do Ar Condicionado; – Automação e Controle da Iluminação – Absolute Controls.

– Tela TouchScreen RTI KX2; – 01 TV Samsung; – Som Ambiente – 04 Caixas In-Ceilling JBL CI6S;

– Tela TouchScreen RTI KX2; – 01 Receiver Denon AVR-730H; – 03 Caixas Frontais Anguladas JBL CI6SA; – 02 Caixas Surround JBL CI6S; – 01 Subwoofer JBL SUB260; – 01 Condicionador de Energia Engeblu ST-2000ATX; – 01 Google Chromecast; – 01 Blu-Ray Sony; – Automação e Controle do Ar-Condicionado;

 

 

 

 

 

 

 

– Tela TouchScreen RTI KX2; – 01 TV Samsung; – Som Ambiente – 04 Caixas In-Ceilling JBL CI6S; – 01 Google Chromecast; – Automação e Controle do Ar Condicionado; – Automação e Controle da Iluminação -Absolute Controls.

 

AMBIENTES INTELIGENTES

O sistema que a B.One instalou no Acqualina Residence, permite que qualquer morador, independentemente de sua idade, tenha total facilidade para acessar o sistema das áreas comuns. Em todas elas foram instaladas, logo na entrada dos ambientes, uma pequena tela touchscreen que permite ao morador escolher a cena da sua preferência. A de boas-vindas, por exemplo, aciona automaticamente as luzes, a temperatura do ambiente e liga a TV. Mas, caso o morador prefira conectar alguns dos seus aplicativos de uso particular como Spotify também é possível. Na sala de cinema, por exemplo, a possibilidade de assistir ao Netflix é um dos diferenciais que esta tecnologia proporciona, já que geralmente nestes espaços o único equipamento disponível é o Blu-Ray com mídia física (DVD). Assim fica fácil de entender que estes ambientes foram pensados para proporcionar o maior conforto possível, como se fossem uma extensão de suas casas.

– Som Ambiente – 06 Caixas In-Ceilling JBL CI6S; – Automação e Controle do Ar Condicionado; – Automação e Controle da Iluminação – Absolute Controls. – Automação e Controle dos RGBs da Piscina; – Automação e Controle das Bombas de Hidromassagem;

– Tela TouchScreen RTI KX2; – 01 TV Samsung; – Som Ambiente – 06 Caixas In-Ceilling JBL CI6S; – 01 Google Chromecast; – Automação e Controle do Ar Condicionado; – Automação e Controle da Iluminação – Absolute Controls.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Esses são apenas alguns dos novos recursos que simplificam enormemente o dia a dia e proporcionam uma melhor qualidade de vida aos moradores. Assim, a automação atesta que o futuro chegou ao setor e que a tecnologia pode e deve ser uma forte aliada.

Fotos Deehouse

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>
*
*