Alex Ferrer e sua relação com a arquitetura

Conhecido por sua vida agitada e como um dos promoters mais solicitados no litoral catarinense, poucos sabem que durante a infância e juventude o jornalista e Relações Públicas Alex Ferrer alimentava também o desejo de ser Arquiteto, mas acabou optando pela carreira na comunicação.

Nasceu e cresceu em Taguatinga, cidade satélite distante 30 quilômetros do plano piloto, em Brasília, cuja beleza arquitetônica dos renomados Oscar Niemayer e Lúcio Costa e o paisagismo de Burle Marx se destacam.

O contato com a arquitetura vem da infância, onde até a escola que estudou fazia parte do plano diretor urbanístico da dupla de arquitetos. Inclusive os passeios escolares eram realizados em importantes pontos turísticos como museus e palácios, frequentemente destaques na televisão. O projeto arquitetônico de Brasília foi formulado juntamente com o educador Anísio Teixeira, que criou o conceito das escolas Classe/Escola Parque de Brasília na década de 1960, um modelo mundial de ensino apoiado na arquitetura, onde as escolas faziam parte das conhecidas quadras e super quadras da capital, uma integração com a comunidade. “O mesmo roteiro que percorríamos na infância é quase uma obrigação para os alunos dos cursos de arquitetura e de turistas de todo o planeta, que se deslumbram com a arquitetura do Planalto Central”, diz.

Sempre que volta a Brasília o multimídia visita os marcos da arquitetura, entre eles o memorial JK, homenagem ao fundador da cidade Juscelino Kubitschek

Quando criança Alex Ferrer realmente já achava a cidade muito futurista, coisa de filme, diz. “Até hoje tenho a mesma sensação quando retorno”. Inclusive brinca, contando que aos quatro anos ao visitar pela primeira vez o Congresso Nacional acreditava que a cúpula do senado era mesmo uma bacia virada para baixo.

Interessado pelas artes e decoração, Alex sempre gostou de desenhar e se imaginava na profissão ainda adolescente, mas a curiosidade e interesse pelo mundo dos políticos e famosos o levou a outra carreira, a de comunicador.

Entre 2003 e 2008 morou em Madrid, na Espanha, Luzern, Suíça e na capital catarinense, Florianópolis. Foi quando mudou-se para Balneário Camboriú (SC) e montou a Agência A, empresa especializada em assessoria de imprensa e ações de marketing, mas nunca se afastou da arquitetura, o que considera um hobby e uma paixão. Mesmo no jornalismo, sempre manteve contato com o segmento e atualmente  assina uma coluna bimestral na revista Destaque Decor, no assunto que tanto tem afinidade.

Com a Top Internacional Carol Trentini, em Lista Vip disputada para a loja Artefacto

O multimídia usou sua expertise em comunicação aliando ao tema arquitetura e desenvolveu diversas ações para construtoras da região, entre elas FG Empreendimentos, Caledônia, Max Haus e Brava Beach. Neste último, empreendimento pioneiro na Praia Brava, Alex Ferrer fez parte da comunicação e intermediou a presença no local de vários famosos, que conheceram o empreendimento em passagem pela região e nas agitadas e concorridas paellas do Brava Beach. Entre os artistas estiveram Paulo Zulu, Carolina Ferraz, Carlos Casagrande, Reynaldo Gianecchini, Sabrina Sato, Álvaro Garneiro, Grazi Massafera, o craque Neymar e o apresentador Amaury Jr., que ajudou a colocar a cidade em destaque nacional.

Em 2012, conectou artistas na saudosa paella do Brava Beach, no elenco: Amaury Jr, Bia Lula, Álvaro Garneiro, Cristiana Arcangeli e Sabrina Sato

Também na arquitetura usou seu badalado mailing intitulado de “Lista Vip Alex Ferrer” para agitar eventos no segmento, entre eles a chegada da primeira loja Artefacto em Santa Catarina, além da contratação da atriz de Hollywood, Sharon Stone para a campanha da construtora FG, trabalho que foi destaque inclusive fora do país.

A intermediação da atriz Sharon Stone, foi um trabalho marcante na carreira
Também para a FG Empreendimento cuidou da assessoria de imprensa da campanha que teve como musa a atriz Grazi Massafera

Na Construtora Pasqualotto, Alex Ferrer foi o responsável por divulgar o Yachthouse, maiores torres gêmeas da América Latina, em mídia nacional, como a Revista Veja e o programa Fantástico.

Em 2018 teve a grata surpresa ao ser convidado para ser embaixador da edição CASACOR SC, em Itapema, além de cuidar da estratégia de divulgação de muitos profissionais participantes da mostra, considerada a maior do segmento na América Latina.

Em 2018 como o embaixador da mostra CASACOR SC, em Itapema
Na CASACOR 2019, em Florianópolis, no ambiente Mels Brushes, das assessoradas Linda Martins e Linda Cris Araújo

Embora não tenha pretensão alguma de ser Arquiteto, Alex não esconde a paixão pelo design e se alegra em saber que nomes brasileiros são destaque na área mundo afora. O amor pela arquitetura, design e decoração, também se comunica com outras áreas da arte, incluindo o da fotografia, e em 2018 foi curador da exposição do fotógrafo de moda Fábio Bartelt, que tem seus clicks´s espalhados em galerias e nas paredes de muitos amantes da fotografia. Fabio, que é casado com a Top Internacional Carol Trentini, na época comemorava 10 anos de carreira e sua exposição #f_ingers foi sucesso destacando celebridades. Além da esposa, ele expôs as fotos de Grazi Massafera, Gisele Bündchen, Marina Ruy Barbosa, Juliana Paes, Cauã Reymond, Chay Suede, a atriz alemã Diane Kruger e o piloto Jenson Button. A exposição foi destaque nas revistas Vogue, Harper’s Bazaar e L’Officie, inclusive na versão dos Emirados Árabes desta última.

A  curadoria da exposição do catarinense Fabio Bartelt ganhou destaque na edição árabe da Revista L’Officiel

Em casa, Alex vive mudando os móveis de lugar e mexendo na decoração. Amante de livros, possui vários exemplares ligados ao assunto e usa sua rede social no Instagram (@alexferrer1) para expressar sua afinidade e bom gosto com o tema.

A vida levou Alex Ferrer para a área da comunicação, mas alguém duvida que ele seria um Arquiteto bem-sucedido?

O Design e a Arquitetura são elementos explorados em seu Instagram
Share this Post

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*