Bem-vindos à Croácia

Um país repleto de paraísos 

Aerial view at old city center of capital of Croatia, Zagreb, Europe.

A Croácia é um país da Europa Oriental com uma longa costa no Mar Adriático. Abrange mais de mil ilhas e é atravessada pelo Alpes Dináricos. Sua capital, Zagreb, se distingue pela Gornji Grad (Cidade Alta) medieval e por diversos museus. A principal cidade costeira, Dubrovnik, tem grandes muralhas do século 16 que cercam uma Cidade Antiga com edifícios góticos e renascentistas.

Após a guerra que assolou o país, a Croácia reconstruiu sua infraestrutura, revitalizando sua imagem do país mediterrâneo com águas cristalinas, cidades medievais que misturam arquitetura ocidental e oriental, respeito ao meio ambiente e tradições com a chegada do turismo. Dubrovnik tornou-se o símbolo mais característico desta nova Croácia, fortemente comprometida com o turismo europeu. Além disso, está desenvolvendo um tipo de turismo baseado na sustentabilidade, em que a cultura, a gastronomia e a natureza coexistem com o visitante, oferecendo-lhe a experiência de descobrir a Croácia como parte do mesmo.

O que fazer 

A Croácia é um país extremamente rico, cheio de lugares interessantes para. Seus seis lugares declarados Patrimônio da Humanidade pela UNESCO: cidade velha de Dubrovnik), o Palácio de Diocleciano em Split, o núcleo histórico de Trogir , a Catedral de Santiago de Sibenik , o Parque Nacional Plitvice lagos , ou o Conjunto Episcopal Basílica de Euphrasian em Centro Histórico de Porec (Istria). 

A natureza é outra fonte atraente de turismo na Croácia. Seus oito Parques Nacionais e dez Parques Naturais com sua fauna e flora variadas mostram todo o seu esplendor, com um litoral que serpenteia desde a Península da Ístria até o sul da Dalmácia, deixando belas enseadas, praias e falésias. As ilhas, como Hvar ou Korcula, na Dalmácia ou Rab e Losinj na baía de Kvarner, que às vezes são agrupadas em arquipélagos tão interessantes quanto as de Brijuni ou Kornati acolhem milhões de turistas que buscam a paz em suas águas cristalinas ou a possibilidade de praticar o nudismo, tão associado à Croácia. Mais de mil ilhas e ilhotas que compõem a costa do Adriático, um paraíso para quem gosta de velejar e busca cruzar o Adriático em Veleiro.

Zagreb

Zagreb, a capital da Croácia, é uma cidade bem plana, arborizada, repleta de parques e cafés. Mesmo sendo a capital da Croácia, não dá a impressão de “cidade grande”, a atmosfera é de uma cidade acolhedora, bem gostosa de passear. Inclusive, é possível visitar os principais pontos turísticos do centro a pé, e em apenas um dia. Se tiver mais tempo na capital e quiser ir além do centro, visite o Parque e Zoológico Maksimir; o famoso Cemitério de Mirogoj; e a Montanha Sljeme, onde no inverno é possível esquiar e brincar de trenó.

Zadar

Ficou internacionalmente conhecida por seu belíssimo pôr-do-sol, considerado o mais bonito do mundo. Mas a cidade também abriga o primeiro e único Órgão do Mar do mundo. Uma construção que mistura arquitetura, urbanismo e natureza, e resulta numa melodia harmoniosa criada pelas ondas do mar. Ao lado do Órgão do Mar, está a “Saudação ao Sol” outra instalação feita com diversas placas coloridas que captam a energia solar durante o dia e, durante a noite, se iluminam, transformando o local numa festa das cores. É a alegria da criançada e também dos adultos. Além dessas obras contemporâneas, Zadar também é cheia de história. Não deixe de visitar o Fórum Romano, a Catedral de Santa Anastásia e a Igreja de São Donato.


Split

Ao visitar Split você vai ter certeza que o tempo parou por ali; afinal, pessoas ainda vivem dentro de um Palácio construído no século IV AC. Isso mesmo! A cidade de Split foi escolhida especialmente pelo Imperador Romano Diocleciano para abrigar o seu maravilhoso Palácio, construído para que ele desfrutasse ali dos seus últimos anos.

Split tem em si, além impressionante atmosfera histórica, uma paixão vibrante pela moda. As diversas boutiques e marcas locais marcam presença pela cidade toda, fazendo da segunda maior cidade da Croácia, a capital fashion do país.

Hvar – A ilha favorita

É a menina dos olhos dos viajantes de verão; ela é a mais cobiçada, seja por jovens sedentos de festas badaladas; seja por casais ou famílias querendo comer bem e aproveitar os dias de descanso. Com uma beleza natural digna de filmes, pequenas baías e águas cristalinas; a ilha tem muito a oferecer. Esse é o destino perfeito se você está em busca de uma cidadezinha com um charme único, ruelas de pedra, e gastronomia sem igual.

Dubrovnik – A joia do turismo croata

É a queridinha dos viajantes, une história, natureza, arquitetura, cultura, ótima gastronomia e as séries mais famosas e badaladas do momento. É por isso que vale mesmo a pena visitá-la, independente da época do ano em que você estiver na região. Não deixe de fazer o passeio a pé pelas muralhas e, se tiver tempo, suba também com o bondinho, para ter uma visão aérea e extraordinária da cidade medieval.

Pula

Pula é um dos grandes atrativos da região da Ístria, também conhecida como a ‘Itália Croata’. A semelhança é tanta que a cidade tem até o seu próprio Coliseu, que é na verdade a Arena de Pula, um dos mais bem preservados anfiteatros Romanos.

 

Share this Post

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*