Conexão Raízes apresenta a cadeia de produção sustentável da marca Dü Design

Arquitetos Marco Antonio Medeiros e Allan Chieriguini, Júnior Pamplona e as arquitetas Graziella Oliveira, Paula Ramos, Jessica Duarte
Caroline Berto e Bruna Sposito.

Uma verdadeira imersão no mundo do design sustentável e com propósito. Este foi o mote da Conexão Raízes, que levou cinco escritórios de arquitetura de Florianópolis para Nova Petrópolis (RS). A ação, uma iniciativa da Dü Design BR e Dü Design Florianópolis, apresentou aos arquitetos  Marco Antonio Medeiros, Allan Chieriguin, Graziella Oliveira, Paula Ramos, Jessica Duarte, Caroline Berto e Bruna Sposito, toda a cadeia de produção da marca que se dedica constantemente ao estudo de possibilidades para reduzir o impacto ambiental provocado pela indústria moveleira.  Um caminho bastante interessante – e com resultados positivos. Um deles foi a escolha da espécie Uva do Japão como matéria-prima para as suas peças. 

Hoje, a árvore, muito comum na região Sul do país, é considerada uma invasora por prejudicar a sustentabilidade do ecossistema local. “Ou seja, ela é capaz de enfraquecer e tomar o lugar das plantas nativas”, explica Daniel Bauer diretor da Dü. 

Depois de detectar que tal espécie era prejudicial ao ecossistema, foram iniciados  estudos sobre como usá-la para desenvolver as peças. De acordo com Daniel, foram feitos diversos testes de resistência e densidade – durante cerca de quatro anos. “Detectamos que havia excelentes características ali para a produção dos móveis”, afirma. 

Além disso, a estética da madeira é bastante atrativa: sua coloração combina facilmente com as mais diversas tonalidades. Isso garante uma leveza ímpar às composições. Essa característica é evidenciada pelo design das peças, de autoria da arquiteta Rejane Carvalho Leite.

Nesta experiência, um mergulho profundo no universo Dü Design, os arquitetos fizeram uma trilha em meio à vegetação de Uva do Japão e conheceram de perto toda a transformação daquilo que seria um problemão para o meio ambiente no mais perfeito objeto de design. 

Ponto para a sustentabilidade! 

Manifesto Dü Design

Com o passar dos anos, o dia a dia das pessoas têm se tornado cheio de elementos artificiais que provocam interrupções no meio que vivem, deixando um ambiente pesado, por muitas vezes desnecessário, deturpando e individualizando vários conceitos de vida. A Dü Design acredita que pode fazer um resgate do natural na vida das pessoas, criando móveis com uma colaboração coletiva, reconectando ideias e vivências. Além disso, evitando desequilíbrios ou intervenções desnecessárias, na elaboração em produtos mais fluídos e orgânicos que ajudam o meio ambiente, deixando o cotidiano mais leve, agradável e simples, sem perder a sofisticação.

Texto: Fabi Henrique (Casa de la Gracia Comunica)

Fotos: Divulgação

Share this Post

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*