Internacional

Salão do Móvel de Milão, muito mais que uma feira!

Nesse ano de 2018, nasce o Primeiro Manifesto del Salone del Mobile com o objetivo de analisar os confrontos do evento em si e com a cidade, tendo como objetivo dar sequência ao processo de internacionalização, que tanto um, quanto a outra, tem empreendido, apresentando à sociedade alguns pontos em comum entre o design planejado e o futuro próximo da cidade. Milão exercendo novamente um papel de liderança como principal evento de design do mundo.

Como dito no título, o Salão do Móvel não e simplesmente uma feira, mas também um Sistema de conexões, criatividade e inovação.

Como todos sabem ou imaginam, o Salão do Móvel não acontece somente na semana do design em Milão, mas durante todo o ano trabalhando com o relacionamento entre empresas, empreendedores, designers, arquitetos e muitos outros profissionais e investidores da área que, juntos, criam uma cadeia virtuosa de design – qualidade do produto – cidade – valor representando um ícone do Salão do Móvel de Milão.

O real sucesso do Salão é o sistema produtivo de base, que permite apresentar o ano todo a inovação e a criatividade de produtos, serviços e processos, tendo o dever de sempre de inovar junto com os expositores, mas sem esquecer sua raiz.

Hoje, como todos em nosso setor, a Feria do Móvel está trabalhando de forma e conceito sustentável, avaliando todos os seus processos e de seus expositores, desde o design dos produtos buscando a reutilização e reciclagem, até a entrega dos serviços finais da gestão da feira.

O fazer projeto e o pensar criativo nos leva a pensarmos no amanhã, não só porque estamos buscando a reutilização desses materiais, mas, principalmente, porque estamos pensando nos processos de criação e produção com muita qualidade e com certificação sustentável de forma global.

Neste ano, enquanto a Trienalle di Milano será responsável pela apresentação do design sustentável em si, o Salão do Móvel abrirá caminhos para falar da relação entre a natureza e o viver, que será apresentado numa instalação no centro da cidade oferecendo reflexões sobre habitação do amanhã relacionada com o espaço interno e externo, junto à natureza.

Clássicos como os irmãos Campana sempre estarão na feira, como o Boa Sofá da Edra, porém podemos esperar muito mais desses grandes nomes do design Brasileiro e mundial.

O convite do Salone del Mobile di Milano 2018 é dirigido aos grandes mestres como Piero Lissoni e Sefano Boeri, para arquitetos e designers olharem para o futuro como uma grande equipe, buscando uma unidade de forma conceitual não só no design do mobiliário, mas também na arquitetura e urbanismo da cidade.

Por Guto Biazzeto

 

Share this Post

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*