Linhas autorais

Ana Paula Castro desenvolve peças assinadas dentro do universo que permeia a arte e o design.

90

Com um ofício fundamentado na tradição do trabalho manual, mesmo com a expertise adquirida e a utilização de novas tecnologias, Ana Paula Castro é uma profissional coerente com o posicionamento de seus temas. Em geral, sua obra registra a natureza e esse fato não passa despercebido desde a concepção. A designer trabalha com materiais de baixo impacto ambiental como aço – totalmente reciclável – e madeira de reflorestamento.

Ana Paula estudou design industrial na Faculdade da Cidade, no Rio de Janeiro (RJ), mas formou-se em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Espírito Santo. Cursou desenho e pintura no Instituto de Arte e Restauro, em Firenze, na Itália. Comanda o ateliê “Oficina de Ideias”, em Vitória (ES), aonde desenha suas peças – esculturas e objetos de design com tiragem limitada.

89

Desenha linhas autorais de peças assinadas e desenvolve peças dentro do universo que permeia a arte e o design, como esculturas de parede, adornos e móveis. Fez sua estreia na moda com a criação de estampas exclusivas para as três primeiras coleções da marca americana de beachwear da estilista Sinesia Karol.

87

Em 2010, a designer foi escolhida para desenvolver a escultura prêmio da VI Conferência Europeia das Cidades Sustentáveis, que ocorreu em Dunkerque, na França. No Brasil, participou da XVI Bienal do Design com a peça de porcelanato Trilhas desenvolvida para a indústria Biancogrês.

88A mesa Flor, produzida em madeira de reflorestamento certificada, foi uma das dez selecionadas para o Prêmio Green Best. Atualmente se dedica a uma exclusiva linha de revestimentos trabalhada em cimento bruto. A Linha Ideias Concretas é composta por séries de elementos vazados – ou cobogós – com desenhos pensados para o encaixe em diversos lados da peça, gerando a impressão visual de continuidade. A montagem dos conjuntos formam painéis com a assinatura da designer.

Share this Post

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*