Palco Sonoro: a acústica perfeita para curtir o melhor dos filmes, shows e games

Home-cinema modern (done in 3d, isolated)

Também chamado de “soundstage”, o palco sonoro é um fenômeno especial, que ocorre preparando-se cuidadosamente o setup da sala e equipamentos para que você sinta a sensação de estar exatamente no local onde o show ou a cena está acontecendo.

Para conseguir um palco sonoro perfeito e oferecer uma experiência ‘tridimensional’, além da qualidade das caixas de som e amplificadores é necessário considerar as seguintes dimensões:

– Altura: colocar as caixas de som (exceto subwoofer) na altura dos ouvidos torna a experiência muito mais real;

– Largura: considere a distância de pelo menos 2,5m entre as caixas da direita e da esquerda do home theater. Assim, seus ouvidos poderão sentir detalhadamente o som que vem de cada lado; 

– Profundidade de palco: o espaço entre as caixas de som frontal e traseira. O ideal é que se tenha uma distância de 2m entre o seu sofá/poltrona e essas duas caixas. Dessa maneira, você conseguirá sentir a aproximação dos sons de maneira gradativa e muito mais real.

Importante: deve-se respeitar a simetria entre caixas de som e o ângulo destas em relação a plateia, a fim de reproduzir nos mínimos detalhes a intenção do diretor ou produtor do filme ou concerto. 

Além de respeitar essas distâncias entre seu sofá e as caixas, a qualidade do som requer alguns elementos que favoreçam a acústica, como por exemplo tapetes e cortinas mais pesadas. Excesso de vidro e pé-direito muito alto também podem comprometer a acústica.

Acredite, com um palco sonoro bem montado e uma televisão/projetor de alta qualidade até o sabor da pipoca é outro!

Share this Post

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*