Um novo estilo de vida onde a palavra-chave é compartilhar! Você já imaginou dividir uma propriedade com outras pessoas? Sucesso no exterior, a multipropriedade está ganhando espaço no brasil e promete mudar o conceito atual de condomínio.
Em Santa Catarina são poucos os empreendimentos que adotam esta prática, mas a praia brava, em Itajaí, um dos metros quadrados que mais valorizam no litoral entrou para o seleto grupo de localidades que vai vivenciar este novo conceito. O brava mundo, condomínio assinado pela mendes empreendimentos é um dos poucos que vai atuar neste sistema de multipropriedade.
A multipropriedade é uma tendência imobiliária crescente no brasil e já consagrada na Europa e estados unidos desde a década de 60. No brasil existe desde o fim da década de 80. O sistema é comum entre barcos e aviões e chamou a atenção do mercado imobiliário.
Aprovada em 2018, a lei 13.777, que alterou dispositivos do código civil e a lei dos registros públicos, instituiu a possibilidade da multipropriedade, ou seja, um imóvel pode ter até 52 proprietários – ou 52 matrículas, ou um único apartamento pode ter até 52 taxas de condomínios. Neste sistema cada um dos donos será titular de uma fração de tempo, que poderá ser alugada a terceiros, ou desfrutada pelo tempo mínimo de sete dias.
Para Nathália Mendes, diretora da mendes empreendimentos o novo regime de condomínio é um dos grandes desafios do mercado imobiliário, já que constitui uma visão inovadora na aquisição de propriedade. “essa nova possibilidade de negócio vai ao encontro da necessidade de pessoas que querem investir num imóvel como segunda residência, mas que não usarão o espaço por mais de um período de tempo ao longo do ano”, explica.
Além disso, Nathália acrescenta que neste sistema, o proprietário de um apartamento no brava mundo usufrui de um serviço de hotel quatro estrelas, com todo conforto e comodidade, onde ainda é possível viajar para centenas de hotéis no mundo todo, pagando somente taxas simbólicas de intercâmbio. “o brava mundo está ligado ao que há de mais moderno no mundo e é isso que queremos oferecer aos co-proprietários, as exclusividades e facilidades que este novo sistema permite. No condomínio o projeto contempla a divisão por 13, 26, ou até 52 proprietários.
A empresária explica que o diferencial do brava mundo é que a pessoa terá a possibilidade de ter um imóvel de alto padrão, numa região super valorizada, com acesso ao melhor turismo catarinense e um serviço de hotel, onde ela pagará apenas pelo tempo utilizado, dividindo com os outros compradores as taxas como IPTU, condomínio e manutenção, mas podendo trocar a semana que ele comprou no empreendimento, por uma semana nas Maldivas, Dubai, Disney, ou outros 100 países.
A aprovação da lei, veio justamente para trazer mais segurança jurídica e ajudar na definição de aspectos práticos como o pagamento de tributos. A cada um dos proprietários é dado o direito de uso exclusivo por uma fração de tempo, escritura do empreendimento em seu nome e um patrimônio vitalício. Entre as vantagens está a economia compartilhada e o consumo racional: os proprietários arcam apenas com os custos do tempo que utilizaram o imóvel, dividindo as despesas do local e gastando menos. É o fim do investimento em uma segunda casa na praia que fica ociosa na maior parte do tempo, além de ser uma escolha mais sustentável, economicamente mais inteligente e a garantia de um bem para toda a vida.
“diferente de uma casa de férias convencional, o proprietário não terá apenas um espaço de férias, mas uma estrutura completa de lazer para toda a família, com a comodidade de um hotel em um dos destinos turísticos mais desejados do país, o litoral catarinense”, disse Nathalia Mendes.
Comments