Um sobrenome com habilidades inquestionáveis

Dom ou expertise? Indiferente do nome a ser dado, muitas vezes o talento vem impresso no DNA, como é o caso dos Niemeyer.

foto_09-1

Arquiteto, urbanista e designer de móveis, Paulo Sergio Niemeyer é a prova viva de que talento, pode sim, passar de geração para geração. Bisneto de Oscar Niemeyer – uma das principais figuras dentro do desenvolvimento de arquitetura moderna no Brasil -, e filho de dois outros grandes profissionais de arquitetura, Walter Makhohl e Ana Elisa Niemeyer, tem se destacado no cenário nacional com seus projetos.

Com sua vocação descoberta muito cedo, Paulo pode ao longo dos anos participar junto com seu bisavô de inúmeros projetos realizados no Brasil e no exterior. Entre eles a sede do jornal L’humanité, na França, e a inauguração em
2010, do Instituto Niemeyer de Políticas Urbanas e Culturais, sem fins lucrativos, que tem como finalidade promover a cultura, a defesa e a conservação do patrimônio histórico e artístico nacionais e internacionais.

É possível afirmar também que não faltam “afinidades eletivas” entre Oscar e Paulo Niemeyer: a compreensão de que arquitetura é invenção, a procura de novas formas de comunicação visual, a preocupação em harmonizar espaços cheios e vazios, a eleição pelas curvas, torna seu bisneto o herdeiro das curvas de Niemeyer.

Além do talento na arquitetura, Paulo tem se sobressaído na área do design com criações como a Chaise Rio, inspirada no icônico Pão de Açúcar do Rio de Janeiro, capaz de unir a sofisticação e simplicidade em uma única peça. “A realização deste trabalho acolheu valores cultivados há muitas décadas por meu bisavô Oscar Niemeyer. Essa influência sobre minha criação me tem levado a participar desta luta incessante por um mundo mais solidário e fraternal, onde a beleza tenha o seu espaço fundamental”, explica Paulo.

foto_13-1

Outras peças que se destacaram na coleção de 2016 foram: o banco e a mesa Catedral, o banco e a mesa Alvorada, a mesa Oscar, a mesa folha, a luminária Rio e a base da mesa de jantar Cris. Para 2017, Paulo afirma que muitas
novidades estão por vir, com alguns lançamentos marcados.

foto_10

foto_11-2

Share this Post

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*